sexta-feira, 28 de abril de 2023

ACLASP PROMOVE CERIMÔNIA EM TRIBUTO À PRINCESA ISABEL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SAO PAULO

    ACLASP PROMOVE CERIMÔNIA EM TRIBUTO À PRINCESA ISABEL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SAO PAULO


Por: Sula Costa



Aconteceu neste último 11 de abril de 2023 ,uma cerimônia de homenagem Diploma Princesa Isabel promovida pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp) Diploma Princesa Isabel na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Entre os homenageados estavam personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e que contribuíram para o desenvolvimento do país.


Logo no início do evento, o presidente da Aclasp, Roberto Ferrari, fez questão de ressaltar a participação efetiva da princesa Isabel no processo que pôs fim à escravatura no Brasil [foi ela quem assinou a lei Áurea, em 13 de maio de 1888] e o seu papel para o desenvolvimento do País. Ferrari ressaltou que, mesmo com as recentes releituras sobre fatos do passado, nada pode tirar a importância dessa personagem para a história do Brasil e que tudo deve ser colocado em um devido contexto temporal. Sendo assim, seu nome continuará na honraria.


"A princesa Isabel deve ser sempre lembrada como uma das maiores mulheres do século 19 e não podemos julgar ações de tempos passados com a visão do século 21. Seria um erro imenso se fizéssemos isso", afirmou.


O cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques, foi um dos homenageados pela sua atuação na promoção das relações entre Brasil e Portugal. A vice-presidente da Fundação UIysses Guimarães, Ana Paula Junqueira, também recebeu o diploma em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento social do país.


Richard Manoel Ferreira, diretor do Social, grupo organizado do setor privado que desenvolve iniciativas para a geração de renda, foi outro homenageado. Sua contribuição para a criação de oportunidades de trabalho e renda para as comunidades carentes foi reconhecida pela Aclasp.




A atriz de teatro e televisão Myrian Rios também foi agraciada com o diploma em reconhecimento pelos seus 45 anos de carreira e pela sua contribuição para a cultura brasileira. Sua presença na cerimônia foi um momento de emoção para todos os presentes.




Além dos homenageados mencionados, a artista plástica Elizete Duran também recebeu o diploma. Sua obra é reconhecida internacionalmente e ela é uma referência na arte contemporânea brasileira.


A noite de cerimônia Diploma Princesa Isabel foi um momento de celebração e reconhecimento para as personalidades homenageadas e para a cultura brasileira como um todo. A Aclasp cumpriu seu papel em reconhecer o trabalho e a contribuição de figuras importantes da sociedade, promovendo assim uma cultura de valorização do mérito e da excelência.



Fonte: Sula Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artista visual Valdsom Braga faz segundo ano consecutivo a cenografia dos jogos indígenas na Amazônia

  O artista visual Valdsom Braga faz segundo ano consecutivo a cenografia dos jogos indígenas na Amazônia Fotos: Alex Varão O artista visual...