Rádio Metropolitana


sexta-feira, 2 de maio de 2025

Arleno Farias e os Riscos das Interpretações Judiciais: Uma Nova Luta por Justiça e Recuperação

 


ARTISTA BRASILEIRO, FOI LIBERTADO DA PRISÃO NA ALEMANHA, RETOMA SUA CARREIRA INTERNACIONAL E PRETENDE MOVER AÇÃO MILIONÁRIA CONTRA O JUDICIÁRIO ALEMÃO.

 

O cantor e compositor nordestino Arleno Farias, conhecido como “Rapper do Sertão”, desembarca no Aeroporto Internacional de Natal às 21h10 do dia 02 de maio de 2025, após cumprir pena de dois anos e seis meses em regime fechado na Alemanha. Ele foi condenado sob a acusação de supostamente ter abusado da ex-companheira enquanto ela dormia. Os advogados de Arleno Farias pretendem ingressar com uma ação milionária contra o Judiciário alemão. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o artista denunciou falhas graves no processo que o condenou, mas foi obrigado a retirar o conteúdo do ar sob ameaça de retorno à prisão.

Arleno Farias, natural de São Rafael (RN), é filho do forrozeiro e repentista Arnaldo Farias e ficou nacionalmente conhecido por mesclar forró com ritmos urbanos, tendo canções em trilhas de novelas da TV Globo, como Esperança e Sinhá Moça.


Entre os que o aguardavam na saída do presídio estavam a cantora e compositora Katiuscia Hinz — filha do saudoso cantor Wando — com quem Arleno compôs a canção “Mulheres do Brasil”, lançada em 2019, em um momento emocionante para uma plateia composta de mulheres brasileiras, durante o evento do Grupo Mulheres do Brasil — fundado pela empresária Luiza Helena Trajano e presidido por ela —, na cidade de Düsseldorf, Alemanha.

Também estiveram presentes a advogada carioca Paula Katzenstein, que ofereceu apoio jurídico e psicológico ao longo do processo, e a artista plástica e escritora Lúcia Hinz, (mãe de Katiuscia) responsável por campanhas de arrecadação para custear os honorários dos advogados de defesa.

Ao deixar a prisão, Arleno foi acolhido na casa da familia Hinz, onde permaneceu por quase três meses, na tranquila Rota Romântica do Rio Reno. Recebido com uma tradicional feijoada, palavras de incentivo e o apoio caloroso de Lúcia, seu marido Rüdiger e os filhos, o artista encontrou um ambiente acolhedor para se restabelecer e dar os primeiros passos rumo à retomada de sua vida e de sua carreira.

Com a liberdade conquistada, Arleno retorna ao Brasil para cumprir uma agenda de shows, atender à imprensa e reencontrar seus fãs e familiares, que o apoiaram incondicionalmente durante o período mais difícil de sua vida.

O cantor pretende usar sua arte como instrumento de resistência e reconstrução.

Durante o período de reclusão no presídio de Ratingen, próximo a Düsseldorf, o artista seguiu desenvolvendo projetos musicais e trabalhando regularmente. No entanto, não teve direito à redução da pena, pois se recusou a confessar um crime que afirma não ter cometido. Segundo ele, a acusação partiu de uma declaração manipulada, extraída de uma carta de 36 páginas que ele escreveu à ex-companheira, três anos após a separação, na tentativa de reconciliação.

O artista relata que teve um relacionamento com uma mulher alemã, com quem teve um filho. Após a separação, ele continuou presente na vida da criança. No entanto, três anos depois, a ex-companheira decidiu cortar completamente essa relação, negando-lhe o direito de exercer a paternidade. Foi então que ele passou a reivindicar, junto às autoridades alemãs, o direito de permanecer ao lado do filho.

Segundo Arleno, a ex-companheira o ameaçou, afirmando que, se ele insistisse em ver o menino, faria tudo ao seu alcance para que ele fosse deportado da Alemanha. Mesmo diante das ameaças, ele não desistiu e continuou lutando pelo direito de conviver com o filho. Diante disso, ela teria decidido cumprir a promessa feita.

“A justiça alemã me condenou sem provas, baseada apenas em uma frase mal traduzida do português para o idioma alemão. Essa distorção foi suficiente para me tirar tudo”, afirma o artista. “Agora, mais do que nunca, desejo retomar minha carreira artística e resgatar minha dignidade. Gritarei para o mundo o erro que cometeram e não descansarei até que a verdade seja ouvida”, completou.

Arleno Farias, Lúcia e Katiuscia Hinz no evento do Grupo Mulheres do Brasil — fundado pela empresária Luiza Helena Trajano e presidido por ela —, na cidade de Düsseldorf, Alemanha


Arleno também planeja retomar a parceria com a cantora poliglota Katiuscia Hinz. Os produtores dos artistas articulam apresentações da dupla em países como França, Bélgica, Portugal e Espanha além de outros países europeus a confirmar, o encerramento da turnê está previsto para o Brasil.

Katiuscia, que vive na Alemanha desde a infância, iniciou sua carreira artística aos 21 anos, após um reencontro emocionante com seu, pai o cantor Wando, no programa Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, exibido pelo SBT em 2000.

A libertação de Arleno Farias reacende o debate sobre os riscos de interpretações judiciais equivocadas e levanta questões sobre a vulnerabilidade de imigrantes em processos criminais. O artista reafirma que continuará buscando justiça e pretende transformar sua experiência em música e reflexão social.

SERVIÇO

O que: Libertação de Arleno Farias e sua Retomada na Carreira Artística
Quando: A partir de 02 de maio de 2025
Onde: Shows e eventos em várias cidades do Brasil, com agenda a ser divulgada nas redes sociais do artista.
Contatos: Para entrevistas e informações sobre a agenda de shows, procure o agente  de Produção de Arleno Farias: Marcos Antônio  - E-mail: marcosantonio2020sr@gmail.com - Telefone/WhatsApp: +55 84 98620-0111
Redes sociais: Siga Arleno Farias no Instagram (@arlenofarias) e Facebook (/arleno.farias.3) para atualizações sobre seus próximos passos e eventos.
Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz 17 991082421

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula Cabral se destaca entre os 12 melhores prefeitos de Pernambuco

    Lula Cabral se destaca entre os 12 melhores prefeitos de Pernambuco Lula Cabral vem consolidando sua trajetória como gestor público a p...